Um Jogo de Luz e Sombra

(por: Bruno José) – Segunda Parte

A Mente:

Até chegarmos ao momento atual, a “Mente Humana” passou por diversos processos adaptativos, e os resultados foram gradualmente armazenados e preservados, tanto física como subjetivamente; em nome da subsistência.

Levando em consideração esses acontecimentos e também o fato de sermos – até onde conhecemos – a espécie mais sofisticada na face do planeta, podemos entender que toda essa trajetória nos provê de uma aparato tanto “moderno” como antigo. O que nos leva à descobertas (um tanto quanto recentes), apontando que todo esse “Aparato Tecnológico” guarda em si grandes mistérios; os quais são objetos de inúmeros estudos científicos. Estudos estes que visam a melhor compreensão de nós mesmos (como funcionamos) e consequentemente nos auxiliam a empregar de forma mais eficiente nossas faculdades.

* Caminhando Para A Luz (Um Passo Por Vez) *

Alguns estudos revelam que, o que nos confere o “Livre Arbítrio”, que tanto valorizamos, é o desenvolvimento de um “Córtex Pré-Frontal” mais robusto, se comparado aos demais. É essa área do cérebro que nos confere o senso de “Consciência do Si” (Homo-Sapiens-Sapiens) e também, a Criatividade, Liberdade de Escolha…

Outros estudos, porém, nos revelam que essa “Nova Modalidade de Ser” – relativamente recente – está, ainda, pouco desenvolvida. Comparando a capacidade de processamento do nosso “Córtex Pré-Frontal” com as demais áreas mais “primitivas” do cérebro, estima-se que há (entre essas) um diferencial, aproximado, de 1/1.000.000 (um para um milhão). Em outras palavras, o “Cérebro Primitivo” (responsável pela manutenção da vida) é multifuncional, realizando trabalhos “Hercúleos” para nos manter vivos, enquanto o “Novo Córtex” necessita de “Foco e Atenção” para realizar uma tarefa por vez.

Continua…

Encontre e Leia Nossos Artigos – Continue Conosco
Um Jogo de Luz e Sombra
(por: Bruno José) – Parte FinalA Grande Batalha:Como já pontuado, o “Subconsciente” …
Um Jogo de Luz e Sombra
(por: Bruno José) – Quarta ParteConsciente e Inconsciente – Funcionamento e Interação:A …
Um Jogo de Luz e Sombra
(por: Bruno José) – Terceira Parte Entendendo, Para Aplicar: Ao abordarmos assuntos …
Vinheta
Nossa logomarca em ação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *