Um Jogo de Luz e Sombra

(por: Bruno José) – Parte Final

A Grande Batalha:

Como já pontuado, o “Subconsciente” (Inconsciente) é um mecanismo do nosso “Sistema de Defesa”. É a nossa “Herança Animal”, responsável pela manutenção da vida. E o chamamos assim, pois funciona, aparentemente, de maneira “Independente” (de forma Autônoma); uma vez que não é comandado pela “Vontade” – ou seja, não precisamos estar “Conscientes” de tais processos, para que os mesmos funcionem.

Contudo, a nossa “Consciência” pode – sim – interferir, até certo ponto, em seu funcionamento. E essa é a beleza da “Condição Humana”. Nossa “Percepção” (mais ou menos) aguçada, nos permite escolher, o que “Sentir” e como “Agir” – a partir de nossas “Escolhas”. É a isso que denominamos “Livre Arbítrio”:

=> Decidir, quais Comportamentos, Sentimentos e Emoções terão prioridade, e “Terreno Fértil” para”Germinar” e “Desenvolver”.

* Um “Terreno Fértil” é uma construção para a vida toda; vez que precisa de “Constante Manutenção” – ou “Ervas (Ideias) Intrusas” o consomem.

Parece “Simples” e “Fácil”, mas nem sempre é assim, dado que a nossa “Mente” (como um todo) não foi projetada para escolher (tão) livremente, como poderíamos supor. O nosso “Córtex Pré-frontal” só recebe os “Dados”, oriundos do “Mundo Exterior” – captados pelos nossos “Órgãos do Sentido”, depois que os mesmos já passaram pelo crivo, afoito, da parte “Primitiva” do Cérebro.

* A função da “Mente Consciente” é analisar e “Julgar” esses dados, que foram “previamente” processados.

Em resumo, quando tomamos consciência do “perigo” o nosso sistema já reagiu e já produziu uma incomensurável gama de hormônios de “Luta ou Fuga”, e só nos resta “Contrabalanceá-los”.

Traduzindo, é somente depois que transbordamos de comandos, sentimentos e pensamentos “Involuntários”, das mais diversas naturezas – sobre determinadas ocorrências, que a nossa “Consciência” entra em “Campo” para decidir as “Partidas”.

A “Mente Inconsciente” é treinada/condicionada a reagir – instintivamente. Já a “Mente Consciente” é uma “Instância Superior”, que só é acionada quando o ocorrido necessita de um “Veredito Racional”.

– A Lei é Urgente (Domínio do Inconsciente);
* A Justiça é Morosa (Domínio do Consciente).
– As “Crenças” estão Arraigadas (Domínio do Inconsciente);
* A “Parcimônia” é Relativística (Domínio do Consciente).

E assim por diante…

Consideração Final:

O assunto é complexo e extenso, abrangendo diversas áreas; de forma que são necessários muitos estudos e debates (discussões) para aclará-lo.

– Bruno José –

Encontre e Leia Nossos Artigos – Continue Conosco
Um Jogo de Luz e Sombra
(por: Bruno José) – Quarta ParteConsciente e Inconsciente – Funcionamento e Interação:A …
Um Jogo de Luz e Sombra
(por: Bruno José) – Terceira Parte Entendendo, Para Aplicar: Ao abordarmos assuntos …
Um Jogo de Luz e Sombra
(por: Bruno José) – Segunda Parte A Mente: Até chegarmos ao momento …
Vinheta
Nossa logomarca em ação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *